sábado, 21 de junho de 2008

'O LUSTRE'


Em 1946, Clarice publica ‘O Lustre’, segundo romance de sua autoria.
Em 'O lustre', trafega-se, a maior parte do tempo, pelo mundo interior da protagonista(personagem central), Virgínia, desde sua infância em um remoto vilarejo do interior até a vida adulta numa cidade grande e solitária. Clarice não permite ao leitor ter completo acesso ao que se passa do lado de fora — a não ser na crua e, talvez, surpreendente cena final. No universo subjetivo da escritora, a única clareza está nos sentimentos. Virgínia fazia reuniões secretas da "Sociedade das Sombras", onde os únicos integrantes eram ela e o seu irmão Daniel. Vírginia tinha um relacionamento diferente com Daniel, sempre estavam ligados e pareciam almas gêmeas.
Vírginia, aos poucos, vai experimentando sensações sempre novas e naturais. Quando cresce muda-se para cidade e vira amante de Vicente, a quem conhece tão pouco.
Aos poucos ela vai sentindo falta da sua pequena cidade e então volta, entretanto o lugar já não possuía o mesmo perfume e algo tinha mudado. Ela revê seu irmão, mas era tudo de certa forma familiar e novo. Depois de passar uns tempos na Granja quieta, ela volta à cidade e morre atropelada.
A história é contada como num jogo de luzes e sombras, cada parágrafo permitindo apenas antever, de relance, a força sufocante de tanto amor.

Nenhum comentário: